quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pensem lá bem.

Acham mesmo que fazer greve neste dia faz / fez sentido? Acham mesmo que isto nos leva a algum lado? Acham mesmo que estão a contribuir para o bem do nosso país?

Pois eu acho que não.
Desculpe-me quem decidiu alinhar na greve - está no seu direito e tenho de respeitar. Mas não compreendo, o facto é esse. Há tantas formas de luta, que não a greve. E sobretudo nesta fase do país e da nossa vida - uma greve?! Aonde é que isto nos poderá levar? Que benefícios nos poderá trazer deixar de produzir riqueza por um dia? É que não são só os grevistas que deixam de produzir; impedem também outros de produzir. Quer dizer, os donos dos cafés e das esplanadas continuaram a produzir, lá nisso têm razão.

Não bastasse, li há pouco que, aparentemente, manifestações de grevistas acabaram de perder a razão frente à Assembleia da República. Já não sei que povo somos, sinceramente. Estamos desordeiros e deixámos de conseguir pensar em formas de luta verdadeiras, fortes e marcantes.  Em vez disso, paramos, vamos passear e fumar para a esplanada e lá para o fim da tarde vamo-nos manifestar. E até nisso - nas manifestações - já precisamos de alguém que nos comande, porque sozinhos somos só comandados por uns copitos e por uns berros de contestação - e isso dá sempre (e já deu) asneira e faz-nos perder toda a razão.
Que retrato deste nosso povo, que tristeza...




Sem comentários: